Capitalismo, socialismo e comunismo são diferentes sistemas político-econômicos. Após a segunda guerra mundial, Capitalismo e Socialismo fracionaram o mundo, cada um representado por um grupo de países.


O socialismo visa uma sociedade igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção.

O capitalismo é o oposto, onde concentração de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, questões como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns. (Falando em desigualdade, vai uma questão para reflexão, o problema é a desigualdade ou a pobreza? Deve-se erradicar a pobreza ou a desigualdade?)

O comunismo é uma fase avançada do socialismo. Diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo, atendendo que, o alcance do comunismo significa a erradicação do capitalismo.


OBS: para maior aprofundamento aconselha-se a ler obras que tratem a questão com maior detalhe e robustez.


Por: Alexandre F. Quinguri – AllQuing.
#reflitacomigo