
No tempo das religiões, católicos, protestantes e muçulmanos nunca se entenderam - cruzadas, guerras religiosas na Europa, Inquisição etc. Quanto mais próximas as religiões, mais violentos os conflitos e mais difícil o diálogo. Hoje, o tempo do capitalismo é tempo de ecumenismo*. Economistas são os sacerdotes do capitalismo. À Economia, cabe a tarefa de explicar o inexplicável, o misterioso e o contraditório, como aos sacerdotes dos tempos da religião cabia a tarefa de explicar a divindade do monarca e as injustiças do mundo de Deus Bom e onipotente.
Como mercados desorganizados coordenam produção e abastecimento da melhor forma possível? Como existe tanta miséria após tantos anos de crescimento, criatividade, fartura e desperdício? Somos cientistas, temos campo comum de conhecimento, mas discutimos, apesar dos compromissos com a verdade dos cientistas e acadêmicos, como sacerdotes de seitas rivais.
Marxistas, Keynesianos, Clássicos, Neoclássicos, Novos-clássicos, Novos-keynesianos, Marxianos, Austríacos. As escolas se repetem entre gerações. Neos se transformaram em novos. Estamos num círculo de eterno retorno. Não se diga que algum dia descobriremos a verdade, a verdade em economia será construída por nós mesmos, tanto em doutrina como em realidade.
O que se faz necessário enaltecer, todavia, é que longe da frieza dos gráficos, das equações, dos modelos matemáticos e estatísticos, a economia é, antes de tudo isso, uma ciência que estuda o comportamento humano, interagindo num mesmo espaço chamado mercado que, por sua vez, é repleto de fatos e acontecimentos.
Além de estar clara a responsabilidade social dos economistas, convém refletir sobre as diversas denominações para as diferentes linhas teóricas assumidas pelos economistas ao longo da história das Ciências Econômicas. As discordâncias e as adaptações das ideias vão sempre existir no campo das Ciências Econômicas.
Um estudante de Economia que participa de aulas com quatro ou cinco professores, em diferentes momentos, no mesmo dia, discutindo e analisando assuntos correlatos de economia, temas contíguos e tão necessários para uma compreensão mais exata sobre os conhecimentos de Economia, encontrará naturalmente pensamentos e ideias divergentes, estilos e metodologias de ensino diversificadas, mas não deverá acumular dúvidas sobre as teorias econômicas estudadas, caso haja divergências de fundamentação teórica.
Ecumenismo*: Movimento favorável a união de todas as Igrejas Cristãs
"Classicos e Keynesianos" disponivel aqui
Ebook "Pensando como um economista" de Marcos Oliveira

Comentários